Salmo
Salmo Responsorial: Instrução Geral do Missal Romano
Oferece uma grande importância litúrgica e pastoral, por favorecer a meditação da Palavra de Deus. O salmo responsorial deve responder a cada leitura e normalmente será tomado do Lecionário.
De preferência, o salmo responsorial será cantado, ao menos no que se refere ao refrão do povo.
O salmista ou cantor do salmo, do ambão ou outro lugar adequado, profere os versículos do salmo, enquanto toda a assembleia escuta sentada, geralmente participando pelo refrão, a não ser que o salmo seja proferido de modo contínuo, isto é, sem refrão.
Se o salmo não puder ser cantado, seja recitado do modo mais apto para favorecer a meditação da Palavra de Deus.
“Em lugar do salmo proposto no Lecionário, pode-se cantar também um responsório gradual do Gradual Romano ou salmo responsorial ou aleluiático do Gradual Simples, como se encontram nesses livros.”
“Não é permitido trocar as leituras e o salmo responsorial, constituídos da Palavra de Deus, por outros textos não-bíblicos.”
Salmo Responsorial: Estudos sobre os cantos da Missa (CNBB 1976)
É um canto que constitui o próprio rito e não apenas acompanha o desenrolar de uma ação litúrgica. É um canto de repouso por excelência, por ser meditação, e deve levar à interiorização, a Palavra de Deus por meio de um clima tranquilo e lírico.
Pode-se chegar a uma participação mais frutuosa observando o seguinte:
- Fazendo um breve silêncio entre o fim da leitura e a entoação do refrão;
- Cantando, o salmista, o refrão para ser logo em seguida repetido pela assembleia;
- Tendo-se a preocupação por uma dicção clara e pausada, e se o salmo for recitado com voz mais interiorizada, convidando à oração e, ao fim do versículo, suscitando a resposta cantada do povo.
Características gerais:
- Tudo e todos procurem transmitir a calma, evitando a pressa e a precipitação… especialmente na entrada do salmista; seu modo de cantar, sua voz, procure ser mais interiorizada, mais íntima e suave;
- O andamento e a expressão geral sejam tranquilos;
- Nunca é um canto fortíssimo, mas deve predominar o piano e o pianíssimo;
- A harmonia seja mais estática e não muito modulante;
- No uso dos instrumentos predomine a suavidade e o “legato”; e evitem-se neste canto instrumentos barulhentos;
- Especialmente o bom uso dos microfones pode contribuir para que a presença da voz do salmista seja percebida por todos e suavemente; o mau uso dos microfones pode estragar e comprometer toda esta ação litúrgica; evite-se todo som estridente e irritante.
- O responso destinado ao povo é um breve refrão (tipo slogan), tirado do próprio salmo ou da leitura anterior. No Tempo Pascal às vezes é o próprio Aleluia que serve como responso (salmo aleluiático);
- A escolha dos instrumentos e dos registros do órgão, o modo de tocar, deve ser muito criterioso para não comprometer a finalidade deste canto. Escolham-se instrumentos e registros suaves e delicados. Tocar forte neste canto seria uma exceção. O acompanhamento seja discreto e mais suave que nos outros cantos, especialmente quando o salmista canta.
Salmos que constam na nossa pasta de cantos litúrgicos:
A Minh’alma tem Sede de Deus (Ir. Miria)
A Minh’alma tem Sede de Deus (Rafael Morel)
Cantemos Ao Senhor
Com Alegria Bebereis
Enviai O Vosso Espírito, Senhor (Ir. Miria)
Enviai O Vosso Espírito, Senhor (Paulo Vieira)
Eu Vos Exalto, Ó Senhor
Guardai-Me, Ó Deus
Meu Deus, Meu Deus, por que me abandonastes? (Ir. Miria)
Meu Deus, Meu Deus, por que me abandonastes? (C. Nova)
O Cálice Por Nós Abençoado
O Rei Da Glória É O Senhor Onipotente
Pai, Em Tuas Mãos
Que poderei retribuir
Salmo Aleluiático
Senhor, Tens Palavras de Vida Eterna