Preparação das Oferendas

Manual do CELAM

Trata-se de um canto para acompanhar a procissão dos dons. Não é um canto para oferecer o sacrifício – a única oferenda é Jesus o nós “por Ele, com Ele e Nele”, em sacrifício vivo e santo. Tirou-se dos textos litúrgicos a expressão “oferecer” o pão ou o vinho precisamente para evitar equívoco doutrinal.

Documento 43 da CNBB

No conjunto da celebração, após a Liturgia da Palavra e antes de iniciar-se a Oração Eucarística, a preparação das oferendas representa um momento de pausa, de descanso para a assembleia, um momento visual.

O ofertório verdadeiro realiza-se na Oração Eucarística, após a narrativa da Instituição ou Consagração, no momento da oblação do Corpo e Sangue de Cristo.

O canto não deve necessariamente falar das ofertas, mas pode recordar a vida do povo de modo condizente com o ano litúrgico ou simplesmente harmonizar-se com a celebração do mistério do dia de acordo com a tradição.

Estudos sobre os cantos da Missa da CNBB

Não se deve dar a este canto a importância que ele não tem. O documento Episcopado francês afirma:

“O que se realiza, então, não é um oferecimento dos homens ou de Cristo. A verdadeira oferenda de Cristo e da assembleia unida a Cristo, faz-se durante a Oração Eucarística, pois antes dela nada mais há que uma simples preparação dos dons, como Cristo fez. Sob tal aspecto, faz-se mister um sério esforço pastoral, para que se revejam os comentários e os textos de certos cantos”.

No que se refere ao canto também entre nós encontram-se exemplos de deformação antiga e verdadeiros erros teológicos: o pão e o vinho são tratados como se já fossem o “Corpo e Sangue de Cristo”, “ofereço o meu sacrifício” (quando ainda não é o sacrifício, mas apenas a preparação da matéria);

O único sacrifício é o próprio Cristo, ao qual nós nos unimos oferecendo nossas vidas, nosso corpo como nosso culto espiritual agradável a Deus. Ofertório é uma palavra que nos parece preferível evitar.

Estudo 79 da CNBB

Este canto, que acompanha o gesto de colocar os bens em comum, para as necessidades da comunidade, juntamente com o pão e o vinho que serão consagrados e partilhados na Ceia do Senhor, serve de introdução à Liturgia Eucarística, à refeição-memorial do Senhor. Não é sempre necessário, nem desejável, principalmente quando não há uma procissão mais solene dos dons, embora seja muito apreciado pela nossa prática pós-conciliar.

Na tradição do Canto Litúrgico no Brasil, o canto de Apresentação das Oferendas, chegou a tornar-se um momento em que o povo deseja expressar sua disposição de querer oferecer sua vida, sua luta e trabalho ao Senhor, o que parece ter um alto valor existencial e espiritual.

Sugestões de cantos para Preparação das Oferendas que constam na nossa pasta de cantos litúrgicos:

A Mesa Santa Que Preparamos
A Nossa Oferta Apresentamos No Altar
A Ti Meu Deus
Abençoa (Gen Rosso)
As Nossas Mãos Se Abrem
As Nossas Ofertas
Bendigamos ao Senhor
Bendito És Tu, Ó Deus Criador
Bendito Seja Deus Pai
Bendito Sejais
Bendito Sejais, Senhor
Bendito Sejas
Brilhe A Vossa Luz
Corações Abrasados
Cristãos, Vinde Todos
Dai-Lhes De Comer
Daqui Do Meu Lugar
É Prova De Amor
Eis a nossa oferta
Eis O Tempo De Conversão
Eis os dons
Em Procissão Vão O Pão E O Vinho
És Jesus A Oferta Preferida
Espírito Criador!
Estar Em Tuas Mãos
Este Pão, Senhor
Este pranto em minhas mãos
Eu Creio Num Mundo Novo
Meu Coração É Para Ti
Muitos Grãos De Trigo
Não Pediste, Meu Senhor
Neste Altar Da Esperança
Nossa Glória É A Cruz
Nossa Oferta De Amor
O Anseio De Lançar As Redes
O Insulto Me Partiu O Coração
Ó Trindade Imensa E Una
Oferta De Amor
Ofertas Singelas
Onde O Amor E A Caridade
Os Grãos Que Formam A Espiga
Os Santos Reis prostrados
Pão E Vinho
Pão E Vinho Apresentamos
Põe a Semente na Terra
Quando O Trigo Amadurece
Que Mais Eu Posso Te Dar
Quem Nos Separará
Recebe, Deus Amigo
Sabes, Senhor
Sê Bendito, Senhor, Para Sempre
Sobe A Jerusalém
Sou Bom Pastor
Tanta Vida Para Oferecer
Todo povo sofredor
Trabalhar O Pão
Um Coração Para Amar
Vamos preparar a ceia
Venho Senhor Oferecer
Viver Como Maria
Volta O Teu Olhar, Senhor